segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Atenção pais à preservação da cultura e dos costumes brasileiros

Olá.
Como sou professora de língua portuguesa, uma das minhas preocupações ao morar no Canadá é fazer com que meus filhos não percam suas raízes portuguesas, isso inclui, logicamente, a língua.
O conhecimento da língua portuguesa será muito importante para os nossos filhos por diversos motivos, entre eles, o fato de que a comunicação com os nossos familiares será feita por ela.
Mas, estar num país em que são duas as línguas oficiais pode dificultar a assimilação da língua materna pela criança,principalmente após ir para a escolinha. Então, como proceder para que os filhos aprendam, ou não se esqueçam as quatro habilidades da língua: fala, escrita, leitura e compreensão?
Lembrem-se queridos, em breve estarei lá, portanto, precisando dos meus serviços, é só chamar, rs
Sobre este assunto, ouvi uma notícia muito interessante na Rádio Canadá Internacional .
Seguem abaixo o resumo e o link para ouvir a matéria na íntegra.

Pais descobrem que ensinar aos filhos a cultura brasileira não é brincadeira de criança
Ser brasileiro e criar filhos no Canadá pode ser um desafio para quem quer manter as tradições do Brasil dentro de casa. Quem afirma isso são pais brasileiros que moram aqui, tiveram filhos nascidos no Canadá ou imigraram quando as crianças ainda eram pequenas.
Já para quem se casou com um(a) canadense, aí sim o desafio é ainda maior. Nesse caso, o inglês e o francês são as línguas predominantes e o português acaba ficando em segundo plano.
A correspondente do “Canadá Direto” em Vancouver quis saber como pais e mães brasileiros criam seus filhos aqui no Canadá.
Rádio Canadá Internacional

Aqui, a Mirela já aprende o português brincando, vejam que fofa!

Um comentário:

Ninha disse...

Adorei Gi, sabe que essa é uma boa ideia ??? A gt realmente fica se perguntando como fazer ne?
Meus pais esses dias até falaram: Poxa, como eu vou me comnicar com ela ? E esse medo realmente bate, pelo menos em mim, pq ela estara em contato com o Ingles 50x mais do que o Portugues. E poooode deixar que la eu apelarei por vc ;o)
UM BJOOO!!

PS: Que musica é akelaaaaa?? Caraaaaamba que coisa linda, a-d-o-r-e-i.