segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Mantenha a sua casa limpa, por favor!

Olá
Encontrei este texto no site http://www.brasilnews.ca/ - Jornal brasileiro no Canadá e goste muito. Resolvi, então, colocá-lo na íntegra aqui no blog.
Veja que interessante.

Sair de casa não é fácil. Morar na casa dos outros ou dividir espaços, menos ainda. A maioria de nós, quando chegou em Toronto, passou por essa experiência ao procurar o nosso “canto”. Dinheiro curto, necessidade grande, nos levam a escolher algo muito aquém do que gostaríamos para nos sentirmos em casa.

Sentir-se em casa. Essa sensação de conforto, que nos é própria, faz toda a diferença na vida de um imigrante. Afinal, mesmo no nosso cantinho alugado, estamos na “casa”, no país dos outros. Quem de nós nunca passou uns dias na casa de amigos? No primeiro dia, pedimos permissão pra tudo, até pra respirar. No segundo dia, já podemos ligar a TV e mudar de canal, sempre observando a “vontade democrática”. No quinto dia, já abrimos a geladeira e devoramos o que existe dentro. Com o passar do tempo, nos sentimos “em casa”, à vontade, e deixamos os nossos hábitos e atitudes, nossas manias livres a se manifestar.

Mas não estou aqui para discutir se você teve problema com o “roommate” ou se está feliz com a casa própria. A vida doméstica é somente uma das múltiplas vidas que temos aqui no Canadá, nossa nova casa, desde o primeiro dia em que aqui chegamos.

“Mudar” é sair da zona de conforto para o desconhecido, ainda mais quando se muda para outro país. Tudo, no começo, é diferente. Observamos uma outra atmosfera, condições climáticas, vemos povos e culturas que jamais tínhamos tido qualquer contato. Começamos a entender a dinâmica social, como as coisas funcionam, aonde comprar, aonde ir, o que fazer. Percebemos a dinâmica da cidade e da vida, para uns, rápida demais; para outros, como eu que vim de São Paulo, muito devagar.

Com o tempo, vamos agregando essa nova realidade à nossa história, vivência pessoal. E de “hóspedes”, passamos a nos sentir “cidadãos”. E percebemos que o Canadá não é mais aquele território proibido e restrito àqueles que já são daqui. Afinal, quem são os canadenses? Só para ter uma idéia, no último Censo Nacional (2001), 45% da população de Toronto era composta de imigrantes. Se somar imigrantes e filhos de imigrantes, chega-se a quase 75% da população. Isto é: essa casa também é nossa.

Como imigrantes, temos o direito e o dever de lutar pelo melhor, exercitar a cidadania, aprender a participar, a nos envolver, protestar, se for o caso. Ter direitos e deveres! Não significa que só quem é cidadão canadense pode “exercitar” a cidadania. Os “não-cidadãos”, imigrantes, refugiados e sem status, apesar de não poderem votar, podem (e devem), através de suas ações, sugerir mudanças significativas nas leis. Um exemplo disso é o movimento “Ninguém é ilegal”.

A participação política não se restringe a votar, a ser um cidadão “canadense”, mas, sim, exercer a sua voz e sua participação, diante das possibilidades, para conseguir melhorias, seja no seu bairro, rua, qualidade de vida, emprego, enfim, tudo o que afeta a sua vida em sociedade. E a sociedade é constituída de todos os que estão presentes aqui, indistintamente.

Alguns preferem ficar na sua e é isso que é democracia: a liberdade para decidir o que quer ou o que não quer fazer. Nesse jogo não existe certo ou errado, apenas opções, escolhas que cada um de nós pode fazer. Desde que, acima de tudo, haja respeito pelas regras, leis, da nossa nova casa.

Esteja ou não em situação regular aqui no Canadá, você também mora nessa casa e deve respeitar as regras. Infelizmente, nem todos possuem a mesma ótica. Como exemplo, cito o que ocorreu o meu primo. Ele trabalhou por um mês e o chefe não quis pagar. Mesmo tendo pouco mais de 1,60m, ele nunca foi de fugir de luta. Conclusão: foi na polícia, reclamou e conseguiu que o dinheiro que o cara lhe devia fosse pago. Mesmo, em teoria, não tendo “direito” a voz, ele decidiu reclamar. O policial falou que, dentre os “crimes”, o fato do cara não pagar era muito pior do que o dele estar trabalhando sem ser permitido.

Infelizmente, muitos dos nossos “conterrâneos” brasileiros se esquecerem como é difícil a vida pra quem está chegando. Aproveitando-se da boa-fé dos recém-chegados, extorquem, humilham e dão o calote nos que ainda estão aprendendo a viver aqui. Abusando do seu poder, por terem conseguido os “papéis”, se valem dessa conquista, do direito de viver nessa “casa”, como um elemento de intimidação. Fatos como esse, existem, e exigem que realmente coloquemos a “boca no trombone”. Não podemos aceitar isso.

Não se esqueça que, esteja aqui por um, cinco, dez anos, o Canadá é a sua casa durante esse tempo! Mantenha sua casa limpa, por favor.

Abraços a todos e fiquem na paz!

3 comentários:

Ninha disse...

Olá Família ... estou entrando em contato com vcs, pois tb darei entrada no processo.E então estou acompanhando todos os casais com filhos nessa luta que nos enfrentaremos ano que vem.Gostaria de manter contato, pois assim, fica mais facil de ter noção das coisas, ate mesmo pra surgir uma amizade ( e pq nao ).
Abraços e continuem na luta, pois quem luta vence.
Ninha

Ninha disse...

Oi Gislaine =) Que bom que recebi sua resposta, pois é, eu não estive ai no ES só de férias não...eu sou daí msm, hahahahahah.
Na verdade eu nasci no RJ, fui pra Bsb, e qnd papai se aposentou escolhemos o ES pra viver. Morei ai com mto gosto, pois essa cidade é mto gostosa. Ai casei e tem uns 2 anos que estou aqui em Goiania, mas sempre vou pra ai. Mas meus pais moram em vv. Moravam em frente ao Bobs na orla e agora mudaram pra Interlagos. Ja estou com saudades só de falar...
Pois é, o importante nesses blogs, além de acompanhar o processo é sem dúvida as amizades que vc acaba estabelecendo, e nada mais gostoso do que contar com pessoas verdadeiras ainda mais indo pra outro país tao distante e tao novo. Ter amigos ameniza um pouco as coisas. Pode ter absoluta certeza que estarei acompanhando vcs nessa estrada.Um grande bj e fica na paz.
Ninha

Ninha disse...

Oi Gii!!
Poxa, demorou. Na verdade, eu estava morando ai ha 3 meses atras , fomos a trabalho e depois retornamos pra Goiania, bom que vi minha familia. Eu estudei no Nacional !!!!E depois fui para UVV!!!! Nossa, conheço tudo por ai.É realmente importante esse contato que a gt faz pelos blogs. Adorei saber que tem gt aspirando a imigrantes ai no ES.
Vcs ja entraram com o processo?
Eii, meu msn é ninha_dib@hotmail.com..pode adicionar sem problemas se quiser.
Parece que pode surgir um passeio rapido ano q vem por ai, mas nada certo ainda, mas se chegarmos ai, eu com certeza irei te conhecer.
Grande bj
Ninha