segunda-feira, 26 de julho de 2010

Manual de Sobrevivência em Terras Estrangeiras - Parte 1

Olá a todos,

O Verão aqui em Kamloops tá pocando e temos aproveitado bem as tardes e finais de semana, ontem por exemplo não colocamos o pé em casa, que tá uma sauna. Mesmo com o ar condicionado ligado ainda tá muito quente. O refresco é ir pro parque fazer picnic, jogaar tênis, bater papo e assistir os shows ao vivo e de graça. Que dureza ein.

Mas o objetivo do Post é outro, eu quero colocar a nossa experiência nesse processo de imigração e criar um manual de sobrevivência para ajudar os que estão entrando no mesmo barco. Vou dividir em partes sem usar ordem de importância, all right?

Número 1) Preparação.

Você deve se preparar fisicamente. Nós esperamos 2 anos pra imigrar e foi um longo tempo sentado de frente para o computador perquisando sobre o novo país, outro tanto estudando inglês e por fim, esquecemos de nos preparar fisicamente. Imigrar cansa! Cansa tanto que hoje temos menos garra e nos sentimos mais exaustos facilmente. Não cansamos de lutar, mas é literalmente desgastante o processo de imigrar. Então vale a dica: levante agora e vai andar no calçadão junto com a família, com direito de parar e apreciar a paisagem, relaxar a mente e o corpo, porque aqui, a luta continua companheiro.

Você não sabe o que vai encontrar aqui, muitos já entrar no mercado com a mesma posição ocupada no Brasil, mas muitos iniciarão em outras áreas. Eu, por exemplo, o maior peso que levantava no Brasil era o pincel para dar aula, mas ao chegar aqui fui encarar as caixas pesadas de mufins da Tim Hortons.

Se você tiver que passar por isso, o segredo é chegar em casa e ficar 1/2 hora relaxando na banheira, é um ótimo remádio. :P

Depois tem mais dicas.
Fuiiiiiiiiiiiii

domingo, 18 de julho de 2010

Aniversário da Mirela



A festona da Mirela foi neste Sábado. Tudo feito ALL BY OURSELVES e ela adorou.

Os amiguinhos canadenses e uma brasilerinha compareceram e fizeram aquela bagunça pintando, dançando e brincando. Como foi bom ver a alegria nos olhos dela com a sua festa de 4 anos.

Os adultos, brasileiros e canandenses, aproveitaram também, se bem que canadense praticamente não come em festa, acho que da próxima vez posso aumentar a cota de nativos para as nossas festinhas :)

A nossa pequena completou 4 anos de bençãos em nossas vidas. Te amamos Mirela e que Deus continue a te abençoar ricamente.

Abraços
Wagner

sexta-feira, 16 de julho de 2010

10 meses de Canadá

Estamos fazendo 10 meses de Canadá e aí vai a minha lista TOP 10 daqui:

- Nossa igreja Gateway City Church. Foi a primeira igreja que visitamos assim que chegamos aqui e amamos congregar lá, sempre fomos bem tratados e muitos puxam conversa com a gente. Já estamos trabalhando no Departamento Infantil e cada dia nos sentimos mais a vontade lá. O pastor é uma benção e a igreja é bem animada.

- As estações definidas. Curtimos o Outono de cara, o Inverno foi bem legal com muitas atividades de neve pra curtir. Compramos trenó pra descer os morrinhos daqui e patins pra tentar ficar em pé sem cair, mas ainda não foi possível. Oh, troço difícil! A primavera bem florida (assunto para Gisa) e o Verão, ufa que calor, mas com muitas horas de Sol pra curtir. Com o por-do-sol as 10 da noite temos tempo de sobra pra aproveitar depois do trabalho.

- O Riverside Park. Ele fica em Downtown e virou o nosso quintal no verão, com parque molhado, praia que é o rio, muita área verde, shows de música, quadra de tennis e tudo mais.

- Os nossos amigos. Como é bom ter amigos, ainda mais em outro país. Aqui temos poucos brasileiros mas são todos gente boa. Começando com Débora, Hannah e Igor, a família que divide a casa com a gente até os que vemos pouco, amamos todos vocês.

- A força da nossa família. Imigrar é excelente pra fortalecer laços e a madurecer relacionamentos. Posso sentir isso na minha família, somos muito mais confidentes e confiantes uns com os outros. Posso destacar a Mirela que se desenvolveu absurdamente mais rápido desde que chegamos aqui, mesmo sendo uma criança de 4 anos é supercompanheira e tem nos ajudado a enfrentar todo esse desafio.

- As comidas. O Canadá não tem comida típica mas experimentamos muita coisa desde que chegamos. Podemos incluir as berries junto com as suas tortas e geléias, os lanchinhos em fast-foods que não tinhamos no Brasil, os churrascos de hamburguer e salsicha, hot wings do KFC, Baconator da Wendy's, Ice cream da Marble, etc.

- Aprender inglês. Tá sendo muito bom esse tempo de desenvolvimento aqui. Eu alcancei um nível aceitável quando ainda estava no Brasil, mas é como supletivo, vai tudo rápido pra acabar, agora é o tempo de aprender detalhes. A Gisa, garota level 3 da TRU, cada dia que passa aprende mais e mais. E a Mirelinha esponginha nos surpreende a cada dia, agora ela conversa no mesmo nível com as crianças canadenses e sem sotaque!

- Kamloops. Muita gente pergunta por que escolhemos Kamloops pra morar. A resposta que temos é sentimos o mover de Deus nessa direção e seguimos assim. Hoje vemos como essa foi uma excelente escolha. A acolhida de Igor e família e todo o apoio que eles deram fizeram a fase inicial ser bem mais fácil, já chegamos com casa pra morar e amigos pra compartilhar, nunca canso de dizer: vocês são bençãos em nossas vidas. Além disso, a cidade é do tamanho que queríamos, pequena, vidinha de interior sabe, mas com tudo que uma cidade precisa.

- O trabalho. Após passar pela fase de padeiro na Tim Hortons, hoje na BCRent2Buy vejo que tenho perspectivas de crescimento. O meu patrão tem nos apoiado nessa jornada e essa oportunidade de aprender tem sido maravilhosa.

- E o mais importante de tudo, a ação de Deus em nossa vida. Fora do seu país, longe da família, dos irmãos da igreja e dos amigos sentimos com mais intensidade o cuidado que Deus tem com os seus filhos. Desde que decidimos imigrar muitos milagres aconteceram e hoje entendo bem melhor partes da Bíblia como "basta cada dia o seu mal"(aqui é um dia de cada vez e não dá pra ser mais do que isso),"elevo os olhos para os montes, de onde vem o meu socorro", "a alegria do Senhor é a nossa força", "Eu abrirei as janelas dos céus e derramarei bençãos tais". Também consigo refletir melhor sobre José no Egito, Daniel na cova, o povo de israel em Canaã, o maná e por aí vai. Agradeço muito o que aprendi na EBD e nos meus momentos de estudo da Bíblia pois isso tem me ajudado a enxergar o meu Deus e o seu agir.

É isso, gostei do desafio TOP 10,
Abraços
Wagner