domingo, 27 de março de 2011

Amigos, Network e afins

A revolução industrial mudou a cara do mundo e trouxe consigo consequencias inimagináveis. A idéia básica dessa revolução era sistematizar (industrializar) qualquer coisa, mas tenho certeza que os seus idealizadores não acharam que poderíamos ir tão longe. Hoje temos quase tudo enlatado, inclusive amizades. Algumas pessoas tem industrializado amizades e acham que isso é network.

O network surgiu tempos atrás e está super na moda. Quer conseguir um novo emprego? Utilize o seu network. Quer se manter no emprego? Utilize o seu network. Precisa de ajuda? Onde está o seu network?

Network nada mais é que a sua rede de amizades profissionais ou não. Aqui podemos incluir todos os níveis de amizade, desde a troca de cartões em congresso até aquele amigo mais chegado que um irmão. A idéia difundida por todos da área de recursos humanos é que quanto maior e mais forte for o seu network mais apoio você terá em uma situação onde você não possa atuar sozinho.

Porém, esse discusso ficou tão constante e a necessidade de fortalecer o seu network pareceu ser de suma importancia que o comportamento humano oriundo da revolução industrial enlatou a amizade transformando o network em uma grande troca de favores.

“Preciso ajudar o Fulano, não porque gosto dele ou simplesmente queria ajudá-lo, mas porque um dia posso precisar dele e ele faz parte do meu network.”

“Esse final de semana tem o churrasco do Beltrano e eu tenho que ir, mesmo que eu vá perder o passeio que eu já havia combinado com a minha família, mas você sabe, todos estarão lá, sera uma grande oportunidade.”

Eu não tenho dúvida que o Network é essencial na nossa vida, especialmente a profissional. Mas essa industrialização da amizade me deixa transtornado, pois o que eu vejo hoje são pessoas rodeadas de “network”mas sem nenhum amigo. O que observo hoje é um grande baile de mascaras tudo em prol de uma rede de apoio estruturada, rede essa que não está com você quando você deixa de ter algo a oferecer. Você só sera um “amigo” enquanto estiver dentro do prazo de validade.

O meu ponto de vista é: use o seu network. Eu uso o meu sim, é super importante. Mas não industrialize a suas amizades.

Wagner

quinta-feira, 24 de março de 2011

Ainda tá nevando

Queria registrar aqui que hoje 24 de março de 2011 nevou aqui em Kamloops.

É incadreditável, já entramos na primavera e esse frio teima em não ir embora.

Segunda feira nevou também ... the biggest snow flakes ever! Foi lindo ver flocos tão grandes, mas tirando a beleza eu quero mesmo um bom sol e calor.

Abraços

quinta-feira, 17 de março de 2011

Dias

Olá pessoas,

Dias com temperatura amena em torno dos 10 graus. Uma delícia!

Gosto do inverno com sua linda neve, mas 4 meses de frio é mais que suficiente para se desejar a próxima estação. Depois de dias mais curtos e na sua maioria nublados, é bom demais ver o sol brilhando e aquecendo nossos dias. Não vejo a hora de ir ao parque à tardinha e aproveitar os dias mais longos, que por sinal já começam agora (às 7pm ainda está claro).
Mas, o mais importante mesmo é, independende da estação ou do dia - nublado, escuro, quente ou longo - passá-los na presença do Senhor, é Ele a nossa luz em dias nublados e escuros. Também a nossa luz em dias de intenso brilhar do sol porque tudo procede Dele.
Obrigada Deus por nossos dias!

Deus abençoe você.

Gisa

quinta-feira, 3 de março de 2011

Atualizações

Olá,

Já faz algum tempo que não páro por aqui para contar sobre nosso dia-a-dia. Na verdade, a vida anda meio corrida e as coisas acabam entrando numa certa rotina que me faz desanimar um pouco de passar com frequência por aqui. Acho que depois de certo tempo isso é meio que normal de acontecer. Mas, não quero parar de relatar nossa vida por aqui não, aliás, gosto muito de compartilhar nossa vivência, principalmente porque sei que isso tem ajudado e auxiliado a alguns.

Enquanto não passava por aqui, comecei em novo trabalho. Estou na Tim Hortons e estou gostando muito porque agora, diferente do trabalho anterior, pratico e aprendo inglês oito horas por dia. Paralelo a isso, continuo meu inglês na faculdade. Tenho esperança em terminar em mais dois períodos. Isso porquê quero o certificado. Gosto muito de estudar, e neste caso, fica ainda mais interessante porque não tenho pago por isso. Hoje, já não me sinto um peixe fora da água em relação à língua. Me expresso muito melhor e isso facilita muito a vida social por aqui. Antes me sentia super mal porque a falta do inglês limitava e muito estabelecer relacionamentos. Me sentia muito triste com isso, principalmente porque sempre fui muito comunicativa e sempre gostei de conhecer pessoas...Mas, graças a Deus esta fase passou!

Mais uma vez digo que iniciar uma vida por aqui não foi fácil para nós, e, as dificuldades pelas quais passamos noinício nos ajudaram a mudar nossa visão e postura sobre a realidade de ser viver aqui. Gosto muito de estar aqui, sou feliz aqui e não me arrependo desta decisão, mas digo que o Canadá não pode ser encarado como a solução para meus problemas. Este lugar é lindo, com pessoas bem interessantes, mas é apenas mais um lugar, e como todo lugar tem seus problemas...Digo isso porque quando cheguei aqui e, ainda no Brasil, tinha uma visão bem romântica sobre isso, e hoje sou bem realista quanto a essa mudança.
Tenho plena convicção de que se não fosse por Deus não estaríamos aqui hoje, então a dica é confiar sua vida a Deus e viver cada dia plenamente, dedicando tudo a Ele. É Deus quem nos sustenta e nos mostra cada passo que devemos dar.

Um grande abraço a todos e fiquem com Deus.