domingo, 27 de março de 2011

Amigos, Network e afins

A revolução industrial mudou a cara do mundo e trouxe consigo consequencias inimagináveis. A idéia básica dessa revolução era sistematizar (industrializar) qualquer coisa, mas tenho certeza que os seus idealizadores não acharam que poderíamos ir tão longe. Hoje temos quase tudo enlatado, inclusive amizades. Algumas pessoas tem industrializado amizades e acham que isso é network.

O network surgiu tempos atrás e está super na moda. Quer conseguir um novo emprego? Utilize o seu network. Quer se manter no emprego? Utilize o seu network. Precisa de ajuda? Onde está o seu network?

Network nada mais é que a sua rede de amizades profissionais ou não. Aqui podemos incluir todos os níveis de amizade, desde a troca de cartões em congresso até aquele amigo mais chegado que um irmão. A idéia difundida por todos da área de recursos humanos é que quanto maior e mais forte for o seu network mais apoio você terá em uma situação onde você não possa atuar sozinho.

Porém, esse discusso ficou tão constante e a necessidade de fortalecer o seu network pareceu ser de suma importancia que o comportamento humano oriundo da revolução industrial enlatou a amizade transformando o network em uma grande troca de favores.

“Preciso ajudar o Fulano, não porque gosto dele ou simplesmente queria ajudá-lo, mas porque um dia posso precisar dele e ele faz parte do meu network.”

“Esse final de semana tem o churrasco do Beltrano e eu tenho que ir, mesmo que eu vá perder o passeio que eu já havia combinado com a minha família, mas você sabe, todos estarão lá, sera uma grande oportunidade.”

Eu não tenho dúvida que o Network é essencial na nossa vida, especialmente a profissional. Mas essa industrialização da amizade me deixa transtornado, pois o que eu vejo hoje são pessoas rodeadas de “network”mas sem nenhum amigo. O que observo hoje é um grande baile de mascaras tudo em prol de uma rede de apoio estruturada, rede essa que não está com você quando você deixa de ter algo a oferecer. Você só sera um “amigo” enquanto estiver dentro do prazo de validade.

O meu ponto de vista é: use o seu network. Eu uso o meu sim, é super importante. Mas não industrialize a suas amizades.

Wagner

5 comentários:

Paola disse...

e isso ai wagner, falou e disse!

Mariana disse...

Olá Wagner,

eu estou na maior crise!!! De repente eu me dei conta de que já não sei mais quem são meus amigos, quem são meus conhecidos e quem só me procura pra fazer network. Eu tenho observado este baile de máscaras em que as pessoas não se posicionam, se submetem a qualquer coisa só manter as aparências e saem por aí usando os outros como se fossem objetos.
Este final de semana eu fui em uma festa cheia de gente que eu não conhecia e passei 5 horas no local conversando, fazendo network, mas ninguem estava interessado na minha área de trabalho, no bairro onde eu moro, nas informações que eu tenho a respeito do Canadá ou de qualquer outra coisa. Esta foi uma das poucas festas onde as pessoas estavam interessadas em mim, no meu marido e nos nossos filhos. Conversei por horas sobre educação de criança e amenidades do dia a dia e o único interesse era se divertir.
Saí da festa super feliz e sentindo que alí eu fiz realmente network e ampliei minha rede de amigos.
Após 2 anos de Canadá eu finalmente me cansei de ser network dos outros. Eu estou tentando não cometer nenhuma injustiça, mas preciso me preservar e preservar a minha família desta selva de interesses. Se eu preciso depender deste tipo de "amizade" pra me estabelecer no Canadá,eu prefiro voltar para o Brasil.
Desculpe o desabafo, mas as vezes a gente encontra um canal e acaba falando mais do que devia.

Abraços para vcs
Marilena

Simone disse...

Wagner você nao tem ideia de como eu te entendo.Como eu acho isso triste e como ja sofri com certas "amizades". Depois de algumas decepções comecei orar pra Deus nos dar amigos verdadeiros e ele tem nos dado.

César, Valéria, Lara e Anaclara disse...

Realmente esse é o grande problema do network. Sei que ele é importante mas como virou algo enlatado, a sua eficácia fica até prejudicada na minha opinião.

E a vida segue...

searacanada disse...

Wagner,

excelente o seu texto! Falou muito comigo.

Para nós cristãos é mais importante nos apoiarmos na segurança do nosso Deus, ao invés do nosso networking, ou da nossa capacidade pessoal.

E certamente Deus usará networking, conhecidos ou desconhecidos para abençoar aqueles que O amam.

Tomei a liberdade de compartilhar seu post no meu Facebook.

Graça e Paz.
Jean Adeodato