quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Momentos para recordar - parte 1

Olá

Este post é o primeiro de outros que virão com motivos que deixarão saudades em nós.

No início deste ano a Mirela começou a estudar numa escolinha da Prefeitura de Vitória. Quando fui conhecer, fiquei impressionada com a estrutura da escolinha, só pra vocês terem uma idéia: cardápio mensal feito por nutricionista, instalações amplas, seguras e muito bem-decoradas. Na sala da Mirela são 2 professoras e 2 berçaristas (sempre muito bem-humoradas), aulas de balé, etc.
No primeiro mês de aula foi o período de adaptação da criança, então, eu ia todos os dias, reduzindo o tempo de permanência na sala, até que a Mirela estivesse segura. Achei ótima a idéia que não traumatizou a Mirela. No início, confesso que foi muito difícil deixá-la, mas hoje, vejo como ela está feliz e desenvolvida para a idade - apenas 2 anos. Além disso, acho muito fofo, o Wagner e ela saindo cedinho para a escola, os dois vão numa felicidade só, cantando...é muito engraçado rs.
Então, dedicamos este primeiro post de recordações às tias da Mirela: Vasti, Nadir, Penha, Michele, Sol e Luciene, bem como, a toda equipe da escola Rubem Braga

E, para completar o post, estão abaixo fotos com um texto lindo, que recebi da tia Sol, a respeito da Mirela e seu desempenho na escolinha. Confesso que fiquei
com o coração apertado de emoção. Sei que Mirela é tudo isso e muito mais...fico muito feliz por saber que ela chama a atenção das pessoas por ser uma criança feliz e muito educada, reflexo da vivência que ela tem dentro de casa.
FILHA, PAPAI E MAMÃE AMAM MUITO VOCÊ!!!

ABAIXO, O CD:
Oi, papai e mamãe da Mirela.
Envio as fotos em que andei clicando a nossa querida aluna, como vocês poderão ver, Mirela é muito participativa. Aliás, elogios não lhe faltam, pois ela é uma graça de menina:
simpática,
divertida,
amorosa,
delicada,
bonita,
atenta,
criativa,
amiga,
meiga,
criança.

Tem um olhar doce e cheio de ternura, como me parece ser sua mãe, tão atenciosa e brincalhona quanto seu pai.
Amamos sua filha d+



Aqui ela aparece brincando no túnel, uma atividade que seu bebê demonstra muito prazer em realizar. Sozinha ou com a participação de seus colegas.



Na foto abaixo ela aparece brincando com uma boneca, ação que não pratica sempre, mas quando faz demonstra muito amor por “seu filhinho/a”.




Por falar em amor, Mirela é uma das poucas crianças que demonstra uma ação necessária a esse sentimento: o respeitar.
Até o momento, não a vimos empurrar, bater ou incomodar a seus colegas. Parece que, mesmo tão pequena, ela já conhece o significado do perdão, pois mesmo quando seus amiguinhos fazem algo que ela não gosta (como tomar-lhe um brinquedo), ela não revida da mesma forma.
Não é que ela não saiba se defender ou exigir o que deseja, ela demonstra ter mais paciência que os outros frente à ansiedade de efetivar uma vontade. Isso é muito legal, facilita sua interação com os outros, conquista a solidariedade e, por esse motivo, ela sempre é convidada pelos colegas a participar das atividades coletivas.
Tais características, como tantas outras boas qualidades, aprendemos com nossos pais e familiares mais próximos. Parabéns pela forma carinhosa como vocês tem conseguido educar Mirela.


Aqui a professora Vanessa apresentou aos nossos alunos um jogo de dominó gigante.


Mirela mostrou entender a proposta e colaborou com todos os passos do trabalho.




Olha só o resultado: “eu sou a máquina e vocês são os vagões e os passageiros são os nossos corações”. Depois, fizeram das peças bonitos chapéus... uma graça.




Na hora do vídeo a atenção era geral, mesmo que Vasti colocasse as orelhas de coelho.



Observe o detalhe da roupa de Mirela. Ela retira a blusa e, na tentativa de recolocar, não acerta o caminho dos braços. Típico da idade e do aprendizado psicomotor.


Vejam tia Penha cantando a música do caracol com os pequenos. Mirela esta perto de Isabella, as duas brincam juntas em muitos momentos. “Uma panelinha” das chiquinhas.




Nessa atividade, Tia Nadir, uma senhora de 67 anos, canta o “Pedala, pedala, pedala pedalinho, me leva pra longe, bem de devagarzinho”. No momento da foto, a Gabrielly entrou na frente de Mirela e ela, para não acertar a colega, recuou um pouco para depois recomeçar a pedalar.

O cuidado com o outro é um dom de Deus,
Algo que todos dizem ter,
Mas que só vemos em alguns poucos.

Pessoas que se importam com o bem estar do próximo
São jóias raras,
que nosso Senhor lapidou.

Desejo que Jesus Cristo continue iluminando o coração de Mirela,
Que ela permaneça distribuindo atenção a seu irmão,
Carinho e dedicação.
E que os receba de seu próximo em igual medida.


Nessa foto ela está participando de um jogo de encaixe. Está sentada próxima a Davi, um aluno que chegou à turma há pouco tempo e que foi muito bem recebido por ela.

Com o bambolê a diversão é garantida. Ficamos admirados com a destreza que Mirela demonstrou em manuseá-lo.




Nessa situação Penha e Nadir ensinaram um novo jogo ao grupo, trabalhando cores e números. Por fim, as crianças brincaram sozinhas. Estão presentes: Julia, Isac, João e Mirela (de chupeta? Ah, isso não vale... mas ela gosta muito).



No pátio da frente ocorre muita descontração. Essa prof. é a Michele, uma das dinamizadoras da manhã. Ela anima as crianças com as mais variadas atividades.





Ler é uma atividade que devemos iniciar bem cedo, pois abre nossos olhos e ouvidos á realidades diferentes e, até, bem distantes. Por ela aprendemos o que o outro pensa, o que o mundo pode nos dar e o que precisamos mudar. E olha aí Mirela lendo.
Parabéns garota, papai e mamãe também.


Um grande abraço da tia Sol.

5 comentários:

Ninha, Doane e Christal disse...

Ai que coisa mais linda amiga !!!
Super querida essa gatinha, ela tem todo jeitinho de ser bem carinhosa mesmo, mas ... ela é simplesmente o que ela recebe dentro de casa, e vcs mais do que ninguém sabem que é verdade o que digo.
Aqui em casa, eu e o Dodo somos super calmos, conversamos e rimos muito e Christal é igualzinha, ela leva porrada dos outros e fica suuuuuper magoada, vem contar pra mim, e volta faz carinho na criança e fala: é feio, faz dodoi...e eu , assim como vcs, tenho cada dia mais certeza que Deus enviou um anjinhu de presente pra mim zelar e cada dia eu fico muito orgulhosa de ver como esta se tornando uma linda garotinha.
Parabéns papais, e Mirela ainda irá dar muito orgulho a vcs que a cada dia saberão conduzi-la em direção ao futuro certo como pessoa na presença divina do Nosso Pai.

grande beijo, saudades.

Re e Li disse...

Gisa, que orgulho ler tudo isso da sua filhota! Deus é fiel e vcs podem confirmar isso a cada dia, com uma família abençoada.
Beijos

Fernando e Silvia disse...

Tive a oportunidade de estagiar na PMV quando fiz pedagogia pela UFES. Realmente sua filha está num lugar muito bem estruturado, exemplo para muitas prefeituras!
Tudo de bom para sua família!
Silvia

Mauricio disse...

Sempre me preocupo muito com escolas.
Principalmente como o meu fiote vai reagir ao que acontece com ele dentro dela.
É lindo qdo a criança tem um coração guardado pelo Senhor.
Um abraço.

Anônimo disse...

Olá,
não pude deixar de notar as suas mensagens cristãs no seu blog e de perceber então gostaria de perguntar se vocês também são adventistas do sétimo dia?